Atenção! As imagens por mim utilizadas para elaborar as atividades são coletadas no Google Imagens ou no Pixabay. Se por acaso você se deparar com algum material de sua autoria, avise-me imediatamente.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sequência Didática - o dia e a noite


SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
TEMA: O DIA E A NOITE - Ano escolar: 2
Por Cleide Merenso dos Reis
Essa sequência didática  foi uma das atividades desenvolvidas no curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC.  
OBJETIVO GERAL:  Introduzir noções básicas de tempo e espaço de forma lúdica e interdisciplinar.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
  • Ciências
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Geografia e História
  • Artes
PRIMEIRO  DIA
Conteúdos  da aula: O céu e a Terra/ Medida de tempo.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.
Gênero: Texto instrucional e informativo.
Objetivos da aula:
  • Diferenciar o céu noturno do céu diurno por suas características;
  • Observar a presença de diferentes animais ativos durante o dia e a noite;
  • Perceber que os períodos de claro e escuro influenciam o comportamento dos seres vivos;
  • Investigar por meio de um experimento o movimento aparente do Sol ao longo de  4 dias em horários diferentes a variação do tamanho da sombra de um objeto.
  • Compreender que o tempo, além de ser dividido entre o dia e  noite, pode ser medido em horas, dias, semanas, meses, ano e outras unidades.
 Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Ler o livro: Estrelas e  Planetas.
Realizar exploração oral sobre o livro lido
 Explorar conhecimentos prévios
 2º Momento:  Explorar o texto do livro de ciências: o céu e a Terra;
Fazer leitura compartilhada;
Pedir para que enumerem  o  que veem de dia e de noite no céu e no dia-a-dia, enquanto o professor  os escreve no quadro.  
3º Momento:  ler  coletivamente um texto instrucional  de um experimento sobre o tamanho das sombras durante diversas horas do dia no quadro, dando ênfase às características desse tipo de  texto.
4º Momento:  Conduzir os aluno para fora da sala de aula  afim de realizar o experimento presente no texto: o céu e as sombras
5º Momento:  Realizar atividades no livro didático de matemática através de relógios pedagógicos e calendário divisão do tempo em horas exatas, dias, semanas, meses e ano.

SEGUNDO DIA
Conteúdos  da aula:  O céu /O meu lugar no espaço
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Geografia e História.
Gênero: Texto informativo
  Objetivos da aula:
·         Reconhecer que o planeta Terra, juntamente com outros astros, está no espaço.
·         Reconhecer que o ser humano desenvolveu equipamentos que lhe possibilitam estudar os astros, como as lunetas e os telescópios.
·         Localizar-se no espaço através do próprio endereço.
 Procedimentos metodológicos:
1º Momento: levar o mapa-múndi para que os alunos  o explorem e façam a  leitura e identifiquem o lugar onde se encontram localizados no mapa.
Explorar os conhecimentos prévios sobre o que eles sabem sobre a própria  localização e qual a função dos mapas.
2º Momento: colorir no caderno e o mapa-múndi, dando ênfase em cores diferentes no mapa da cidade, estado, país e continente em que vivem. Colorir a cidade de rosa; o estado de amarelo; o país de laranja e o continente de vermelho.
3º Momento: Atividade de escrita do próprio endereço e sua localização no espaço: rua, bairro, cidade, estado, país, continente, planeta e sistema solar.
4º Momento: Explorar o texto do livro de ciências: O céu
Pedir para que enumerem astros que veem de dia e de noite no céu, enquanto o professor  os escreve no quadro.  Indagar  a eles por que não vemos as mesmas coisas do dia à noite.
5º Momento:  Realizar atividades escrita do quadro sobre os astros no céu e os instrumentos utilizados pelos astrônomos.
6º Momento:  Conduzir os aluno para fora da sala de aula  afim de realizar o experimento presente no texto: o céu e as sombras

TERCEIRO DIA
Tema da aula: Os dias e as noites
Disciplinas envolvidas: Ciências e língua Portuguesa
Gênero: Música e texto informativo
Objetivos da aula:
·         Reconhecer que a Terra  gira ao redor de seu próprio eixo  ( movimento de rotação);
·         Associar a existência dos dias e das noites e o movimento aparente do Sol ao movimento de rotação da Terra;

 Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Iniciar a aula com a leitura do texto informativo do livro didático de ciências: os dias e as noites;
Verificar os conhecimentos que os alunos têm sobre dia, noite e  rotação da Terra.
2º Momento: Ouvir a música “O planetinha” de Pe. Zezinho. Encenar a parte da música que fala sobre os movimentos da Terra.
3º Momento: Fazer uma roda, colocar no centro uma criança que representa o Sol e em volta outra que representa a Terra. A criança irá simular os movimentos em volta de si mesma e ao mesmo tempo em volta do Sol. Mostrar que o movimento que a Terra faz em torno de si mesma nos dá o dia e a noite e o movimento que a Terra faz em volta do Sol nos dá o ano e as estações do ano.
4º Momento: Após ouvir a música e realizar a encenação entregar aos alunos a letra da música e trabalhar uma interpretação de texto.
5º Momento:  Conduzir os aluno para fora da sala de aula  afim de realizar o experimento presente no texto: o céu e as sombras

QUARTO DIA
Tema da aula: A Luz e o calor do Sol
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa.
Gênero: Texto informativo.
Objetivos da aula:
·         Reconhecer que o Sol é a estrela mais próxima da Terra;
·         Compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta;
·         Reconhecer a existência de animais noturnos e diurnos.
 Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Inicialmente explorar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre as  estrelas  e se sabem que o Sol também é uma estrela.
2º Momento: Ler o texto informativo do livro didático de ciências: a luz e o calor  do Sol.
3º Momento:  construir uma lista em forma de tabela com  animais  de hábitos diurnos e noturnos.
4º Momento:  Conduzir os aluno para fora da sala de aula  afim de realizar o experimento presente no texto: o céu e as sombras.

QUINTO DIA
Tema da aula: O espaço e a astronomia/ medidas de tempo.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.
Gênero: História em Quadrinhos ( tirinhas); texto descritivo.
  Objetivos da aula:
·         Desenvolvem a noção de que estamos cercados pelo espaço;
·         Compreender a importância do astrônomo para o desenvolvimento do conhecimento científico do Universo.
·         Compreender que o tempo, além de ser dividido entre o dia e  noite, pode ser medido em horas, dias, semanas, meses, ano e outras unidades.
 Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Conversar com os alunos sobre o fato de não percebermos o  fato de a Terra girar  ou que não estamos de cabeça para baixo e que estamos cercados pelo espaço e além disso que há uma força que  impede nós e a Terra de cairmos em um abismo.
2º Momento: ler a tirinha do livro didático de ciência que mostra como estamos localizados no espaço e outras duas tirinha da Mafalda sobre a localização do espaço e os movimentos da Terra.
3º Momento: fazer demonstração com o globo terrestre em mãos , de como a Terra é uma “bola” solta no espaço, sem que “nada”a sustente a não ser uma força que a deixa sempre em movimento.  Bem como realizar uma experiência com uma lanterna iluminando o globo simulando o Sol.
4º Momento: Realizar leitura e interpretação de texto das  tirinhas exploradas, no caderno.
5º Momento: ler o texto descritivo : o astrônomo do livro didático de ci6encias e fazer uma análise oral do texto e de suas características com os alunos.
  6º Momento:  Realizar atividades com resolução de problemas  sobre a  divisão do tempo em horas exatas, dias, semanas, meses e ano, utilizando o relógio pedagógico e o calendário. 

SEXTO DIA
Tema da aula:  Os movimentos da Terra e as estações do ano.
Disciplinas envolvidas:  Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.
Gênero: Poema,  tabela e texto informativo.
 Objetivos da aula:
·         Compreender que quando a Terra  gira e completa uma volta  em torno do Sol no decorrer de um ano ocorre o fenômeno das estações do ano.
·         Identificar as principais características de cada  estação do ano.
 Procedimentos metodológicos:
1º Momento:  conversa informal com os alunos para identificar os conhecimentos prévios deles sobre o assunto. Indagá-los sobre se o clima é igual o ano inteiro ou muda com o decorrer do tempo. Induzi-los a fazer uma classificação desses diferentes períodos do ano.
2º Momento:  ler um texto informativo para que eles compreendam melhor o assunto.
3º Momento:   entregar a eles um poema para leitura afim de realizar a interpretação e identificação das características de cada estação do ano e escrever em uma tabela.
4º Momento:  realizar uma leitura analítica da tabela construída através do experimento da altura da sombra feita nas aulas anteriores.
SÉTIMO DIA
Tema da aula: As fases da lua
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa.  
Gênero: poema  e texto informativo.
 Objetivos da aula:
·         Entender que a Lua é o único satélite natural da Terra;
·         Diferenciar o que é satélite natural de artificial;
·         Compreender que as formas da Lua muda no céu porque assim como a Terra gira em torno do Sol  a Lua também gira em torno da Terra.

Procedimentos metodológicos:
1º Momento:  Indagar aos alunos se quando observam a lua ela é igual todos os dias no céu. Se responderem que não, indagá-los sobre quais os formatos em que ela aparece no céu. Explicar a eles que assim como a Terra gira em torno do Sol a Lua também gira em torno da Terra. 
2º Momento: proporcionar a leitura de um poema que enfatiza as várias fazes que a Lua apresenta no céu e fazer a interpretação.

OITAVO DIA
Tema da aula: O que eu aprendi sobre o espaço?
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa.
Gênero: lista
Objetivos da aula:
·         Retomar os conceitos aprendidos sobre o assunto trabalhado e o vocabulário aprendido;
·         Aplicar em situações novas os conhecimentos aprendidos. 

 Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Fazer sondagem oral com os alunos sobre o que aprenderam até o momento.  Pedir para que ajudem o professor a fazer uma listagem no quadro sobre os tópicos e palavras que mais aprenderam nas últimas aulas e se isso foi importante para eles.
2º Momento: distribuir a eles um folha de papel onde desenharão e escreverão sobre o que aprenderam em forma de listagem.
RECURSOS DIDÁTICOS


·         Fita métrica
·         Relógio pedagógico
·         Globo terrestre
·         Mapa-múndi
·         Aparelho de som
·         Livro didático
·         Livro
·         Papel
·         Lápis-de-cor


 AVALIAÇÃO
Inicialmente realizar-se-á  uma sondagem diagnóstica oral para descobrir o que eles sabem sobre o espaço.
No decorrer do desenvolvimento das atividades será observado a participação e o envolvimento do educando;
Ao final da sequência didática realizar-se-á uma atividade avaliativa de desenho livre e de escrita sobre o que aprenderam sobre o espaço.


Quem se interessar pelas  atividades desenvolvidas deixe o e-mail nos comentários. 

Obs. As atividades referentes ao livro didático podem  ser adaptadas ao livro adotado em sua escola.  
Não esqueçam de dar dicas e sugestões nos comentários. 

  
BIBLIOGRAFIA

ABREU, Cristhianny Marques De. Estações do Ano. Disponívem em: < http://ebmdls2011t32.blogspot.com.br/2011/10/estacoes-do-ano.html> Acesso em: 9 setembro 2013.


AS ESTAÇÕES do Ano. Explicatorim.  Disponívem em: < http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php> Acesso em: 9 setembro 2013.

ATIVIDADES - As Estações Do Ano E O Clima. Disponívem em: < http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/06/atividades-as-estacoes-do-ano-e-o-clima.html Acesso em: 9 setembro 2013.


ATIVIDADE DE Aprendizagem I – CP2. Aprendendo Física. Disponívem em: <  http://aprendendofisica.pro.br/blog/index.php?s=suleado> Acesso em: 9 setembro 2013.

ATIVIDADES com o mapa-múndi! Trabalhando com mapas.  Espaço Educar. Disponívem em: <  http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/02/mapa-mundi-atividade.html Acesso em: 9 setembro 2013.


CIÊNCIAS. Disponívem em: <  http://profprocop.blogspot.com.br/2011_06_25_archive.html Acesso em: 9 setembro 2013.

FASES da Lua.  Disponívem em: <  http://astro.if.ufrgs.br/lua/. Acesso em: 9 setembro 2013.

MAPA DE Rondônia para colorir.  As novidades. Disponívem em: <http://asnovidades.com.br/mapa-de-rondonia-para-colorir/ Acesso em: 9 setembro 2013.

NUNES, Renata; RODRIGUES, Thaís. Quadrinhos e Charges como recursos didáticos para o ensino de Geografia. Cageos. Disponívem em: <   http://cageos.wordpress.com/2012/09/05/utilizacao-das-historias-em-quadrinho-na-sala-de-aula/ Acesso em: 9 setembro 2013.

O PLANETINHA. Loja de Música. Paulinas, COMEP.  Disponívem em: <  http://www.paulinascomep.org.br/Letra.aspx?obra=008838 Acesso em: 9 setembro 2013.

OS OBJETOS  de Estudo da Astronomia. Astrofísica Geral: Observatório Nacional. Disponívem em: <http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap1-viajando/viajando.html> Acesso em: 9 setembro 2013.
PROJETO, Buriti. Ciências (Org). 2. ed. São Paulo: moderna, 2011.

SILVA, Evani Olímpia da. Trabalhando com Poesias. Prazer em Educar. Disponívem em: < http://prazereducar.blogspot.com.br/2011/12/trabalhando-com-poesias.html . Acesso em: 9 setembro 2013.

 

TEIXEIRA, Amanda barros; FAGUNDES Andréa Vassallo. Estudando as estações do ano através de música e poesia Disponívem em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22070 Acesso em: 9 setembro 2013.


WINTERS, Pierre. Estrelas e Planetas. Traduzido por: Arthur Diego Van Der Geest. São Paulo: brinque-book, 2010. 


Links para baixar arquivos com as atividades: 

Atividades:
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vykld21xUXAxZVBLYUk/edit?usp=sharing

Jogo dos astros:
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vyklbHRWLTdHV1hKTWM/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vyklSWctck1nOTNIQzA/edit?usp=sharing

Slide da apresentação: 
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vyklcnhwX2VUZjQ5NUU/edit?usp=sharing

20 comentários:

  1. Olá, METANOIA! Gostei muito de passear pelo seu blog.
    Porém demorei a encontrá-lo para responder a pergunta que fez.
    Bom, coloquei na página inicial do blog que todas os desenhos utilizados nas atividades são retirados do Google Imagens e as atividades ( que são poucas) que não foram elaboradas por mim, procuro colocar de onde foram retiradas ( ou Google Imagens ou o nome da coleção, se a conheço). Espero ter respondido sua pergunta. E se puder me informar sobre o assunto, ficarei agradecida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter me respondido. Não tem nenhum assunto em específico. Só fiquei preocupada em realizar publicações e ter problemas com isso , por isso gostaria de ter a opinião de alguém que tivesse experiência, como você. Gosto muito de suas atividades e poemas e já usei muito com meus aluninhos do 2º ano.

      Excluir
  2. Te achei!!! Viva!!!
    Sua danadinha. Nem preciso dizer o quanto gostei da ideia do blogger. E o quanto você poderá contribuir com a humanidade. Até porque, quem tem culpa se você madrugou na fila do QI, né? Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter comentado. Assim você me incentiva a continuar. Madrugou na fila do QI...rsrsrs só tu hem...rsrssrsr

      Excluir
  3. Bom dia querida!
    Retribuindo sua visita ao meu site e blog e olha que maravilha de post encontrei!
    Muitíssimo interessante.
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O seu site é perfeito e completo! Muito bom!

      Excluir
  4. AMEI, É FANTÁSTICA A SUA SEQUENCIA...

    ResponderExcluir
  5. AMEI, É FANTÁSTICA A SUA SEQUENCIA...

    ResponderExcluir
  6. AMEI, É FANTÁSTICA A SUA SEQUENCIA...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo elogio! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Olá, bom dia!!!
    Gostei muito de sua sequencia didática. Também trabalhei este livro em minha sala de aula, um pouco diferente mas sempre é bom receber mais informações.

    ResponderExcluir
  9. Olá, bom dia!!!
    Gostei muito de sua sequencia didática. Também trabalhei este livro em minha sala de aula, um pouco diferente mas sempre é bom receber mais informações.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de receber atividades gostei muito do seu blog, meu email é dirleipauli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Gostei muita da sequência e gostaria de receber as atividades. Grata!
    cidinhabss@hotmail.com





    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite gostei demais das atividades gostaria de receber o scaner do livro Estrelas e Planetas. Onde moro não achei para comprar e não consegui baixar pela net. Se possível meu email é: ana_luci22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Amei esta sequencia didatica poderia me enviar junto das atividades.Principalmente o livro Estrelas e Planetas.obrigada aguardo dayanaelysa86@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa noite adorei seu blog!
    Gostaria muito que vc enviasse para mim as atividades dessa sequencia.
    email: gizeleterra@hotmail.com
    agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir
  15. gostei dessa sequencia e gostaria muito de receber atividades
    email;mariadejesusmja@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  16. QUE LIVRO DE CIÊNCIAS É ESSE??

    ResponderExcluir