SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
TEMA:
O DIA E A NOITE - Ano escolar: 2
Por Cleide Merenso dos Reis
Essa sequência didática foi uma das atividades desenvolvidas no curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC.
OBJETIVO
GERAL: Introduzir noções básicas de tempo e espaço de
forma lúdica e interdisciplinar.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS:
- Ciências
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Geografia e História
- Artes
PRIMEIRO DIA
Conteúdos da aula: O céu e a Terra/ Medida de tempo.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e
Matemática.
Gênero: Texto instrucional e informativo.
Objetivos da aula:
- Diferenciar
o céu noturno do céu diurno por suas características;
- Observar
a presença de diferentes animais ativos durante o dia e a noite;
- Perceber
que os períodos de claro e escuro influenciam o comportamento dos seres
vivos;
- Investigar
por meio de um experimento o movimento aparente do Sol ao longo de 4 dias em horários diferentes a variação
do tamanho da sombra de um objeto.
- Compreender
que o tempo, além de ser dividido entre o dia e noite, pode ser medido em horas, dias,
semanas, meses, ano e outras unidades.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Ler o livro: Estrelas e Planetas.
Realizar exploração oral sobre o livro lido
Explorar
conhecimentos prévios
2º Momento: Explorar o texto do livro de ciências: o céu e
a Terra;
Fazer leitura compartilhada;
Pedir para que enumerem
o que veem de dia e de noite no
céu e no dia-a-dia, enquanto o professor os escreve no quadro.
3º Momento: ler coletivamente um
texto instrucional de um experimento
sobre o tamanho das sombras durante diversas horas do dia no quadro, dando
ênfase às características desse tipo de
texto.
4º Momento: Conduzir os aluno para fora da sala de aula afim de realizar o experimento presente no
texto: o céu e as sombras
5º Momento: Realizar atividades no livro didático de matemática através
de relógios pedagógicos e calendário divisão do tempo em horas exatas, dias,
semanas, meses e ano.
SEGUNDO
DIA
Conteúdos da aula: O céu /O meu lugar no espaço
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e
Geografia e História.
Gênero: Texto informativo
Objetivos da aula:
·
Reconhecer que o planeta Terra,
juntamente com outros astros, está no espaço.
·
Reconhecer que o ser humano
desenvolveu equipamentos que lhe possibilitam estudar os astros, como as
lunetas e os telescópios.
·
Localizar-se no espaço através do
próprio endereço.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: levar o mapa-múndi para que os alunos o explorem e façam a leitura e identifiquem o lugar onde se
encontram localizados no mapa.
Explorar os conhecimentos prévios sobre o que eles sabem
sobre a própria localização e qual a
função dos mapas.
2º Momento: colorir no caderno e o mapa-múndi, dando ênfase
em cores diferentes no mapa da cidade, estado, país e continente em que vivem.
Colorir a cidade de rosa; o estado de amarelo; o país de laranja e o continente
de vermelho.
3º Momento: Atividade de escrita do próprio endereço e sua
localização no espaço: rua, bairro, cidade, estado, país, continente, planeta e
sistema solar.
4º Momento: Explorar o texto do livro de ciências: O céu
Pedir para que enumerem astros que veem de dia e de noite
no céu, enquanto o professor os escreve
no quadro. Indagar a eles por que não vemos as mesmas coisas do
dia à noite.
5º Momento: Realizar atividades escrita do quadro sobre os astros no céu
e os instrumentos utilizados pelos astrônomos.
6º Momento: Conduzir os aluno para fora da sala de aula afim de realizar o experimento presente no
texto: o céu e as sombras
TERCEIRO
DIA
Tema da aula: Os dias e as noites
Disciplinas envolvidas: Ciências e língua Portuguesa
Gênero: Música e texto informativo
Objetivos da aula:
·
Reconhecer que a Terra gira ao redor de seu próprio eixo ( movimento de rotação);
·
Associar a existência dos dias e das
noites e o movimento aparente do Sol ao movimento de rotação da Terra;
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Iniciar a aula com a leitura do texto informativo do livro didático de
ciências: os dias e as noites;
Verificar os conhecimentos que os alunos têm sobre
dia, noite e rotação da Terra.
2º Momento: Ouvir a música “O planetinha” de Pe. Zezinho. Encenar a parte da música
que fala sobre os movimentos da Terra.
3º Momento: Fazer uma roda, colocar no centro uma criança que representa o Sol e em
volta outra que representa a Terra. A criança irá simular os movimentos em
volta de si mesma e ao mesmo tempo em volta do Sol. Mostrar que o movimento que
a Terra faz em torno de si mesma nos dá o dia e a noite e o movimento que a
Terra faz em volta do Sol nos dá o ano e as estações do ano.
4º Momento: Após ouvir a música e realizar a encenação entregar aos alunos a letra
da música e trabalhar uma interpretação de texto.
5º Momento: Conduzir os aluno para fora da sala de aula afim de realizar o experimento presente no
texto: o céu e as sombras
QUARTO
DIA
Tema da aula: A Luz e o calor do Sol
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa.
Gênero: Texto informativo.
Objetivos da aula:
·
Reconhecer que o Sol é a estrela mais
próxima da Terra;
·
Compreender a importância da luz e do
calor do Sol para a manutenção da vida no planeta;
·
Reconhecer a existência de animais
noturnos e diurnos.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Inicialmente explorar os conhecimentos prévios que os alunos possuem
sobre as estrelas e se sabem que o Sol também é uma estrela.
2º Momento: Ler o texto informativo do livro didático de ciências: a luz e o
calor do Sol.
3º Momento: construir uma lista em forma de tabela com animais
de hábitos diurnos e noturnos.
4º Momento: Conduzir os aluno para fora da sala de aula afim de realizar o experimento presente no
texto: o céu e as sombras.
QUINTO
DIA
Tema da aula: O espaço e a astronomia/ medidas de
tempo.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e
Matemática.
Gênero: História em Quadrinhos ( tirinhas);
texto descritivo.
Objetivos da aula:
·
Desenvolvem a noção de que estamos
cercados pelo espaço;
·
Compreender a importância do
astrônomo para o desenvolvimento do conhecimento científico do Universo.
·
Compreender que o tempo, além de ser
dividido entre o dia e noite, pode ser
medido em horas, dias, semanas, meses, ano e outras unidades.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Conversar
com os alunos sobre o fato de não percebermos o
fato de a Terra girar ou que não
estamos de cabeça para baixo e que estamos cercados pelo espaço e além disso
que há uma força que impede nós e a Terra de cairmos em um abismo.
2º
Momento: ler a tirinha do livro
didático de ciência que mostra como estamos localizados no espaço e outras duas
tirinha da Mafalda sobre a localização do espaço e os movimentos da Terra.
3º
Momento: fazer demonstração com o
globo terrestre em mãos , de como a Terra é uma “bola” solta no espaço, sem que
“nada”a sustente a não ser uma força que a deixa
sempre em movimento. Bem como realizar uma experiência com uma
lanterna iluminando o globo simulando o Sol.
4º Momento: Realizar
leitura e interpretação de texto das
tirinhas exploradas, no caderno.
5º Momento: ler o
texto descritivo : o astrônomo do livro didático de ci6encias e fazer uma
análise oral do texto e de suas características com os alunos.
6º Momento: Realizar atividades com resolução de problemas sobre a
divisão do tempo em horas exatas, dias, semanas, meses e ano, utilizando
o relógio pedagógico e o calendário.
SEXTO DIA
Tema da aula: Os movimentos da Terra e as estações do ano.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.
Gênero: Poema, tabela e texto informativo.
Objetivos da aula:
·
Compreender que quando a Terra gira e completa uma volta em torno do Sol no decorrer de um ano ocorre
o fenômeno das estações do ano.
·
Identificar as principais
características de cada estação do ano.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: conversa informal com os alunos para
identificar os conhecimentos prévios deles sobre o assunto. Indagá-los sobre se
o clima é igual o ano inteiro ou muda com o decorrer do tempo. Induzi-los a fazer uma classificação
desses diferentes períodos do ano.
2º Momento: ler um texto informativo para que eles
compreendam melhor o assunto.
3º Momento: entregar a eles um poema para leitura afim de
realizar a interpretação e identificação das características de cada estação do
ano e escrever em uma tabela.
4º Momento: realizar uma leitura analítica da tabela
construída através do experimento da altura da sombra feita nas aulas
anteriores.
SÉTIMO
DIA
Tema da aula: As fases da lua
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa.
Gênero: poema
e texto informativo.
Objetivos da aula:
·
Entender que a Lua é o único satélite
natural da Terra;
·
Diferenciar o que é satélite natural
de artificial;
·
Compreender que as formas da Lua muda
no céu porque assim como a Terra gira em torno do Sol a Lua também gira em torno da Terra.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Indagar aos alunos se
quando observam a lua ela é igual todos os dias no céu. Se responderem que não,
indagá-los sobre quais os formatos em que ela aparece no céu. Explicar a eles
que assim como a Terra gira em torno do Sol a Lua também gira em torno da
Terra.
2º Momento: proporcionar a leitura de um poema que enfatiza
as várias fazes que a Lua apresenta no céu e fazer a interpretação.
OITAVO
DIA
Tema da aula: O que eu aprendi sobre o espaço?
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa.
Gênero: lista
Objetivos da aula:
·
Retomar os conceitos aprendidos sobre
o assunto trabalhado e o vocabulário aprendido;
·
Aplicar em situações novas os
conhecimentos aprendidos.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Fazer
sondagem oral com os alunos sobre o que aprenderam até o momento. Pedir para que ajudem o professor a fazer uma
listagem no quadro sobre os tópicos e palavras que mais aprenderam nas últimas
aulas e se isso foi importante para eles.
2º Momento: distribuir
a eles um folha de papel onde desenharão e escreverão sobre o que aprenderam em
forma de listagem.
RECURSOS
DIDÁTICOS
·
Fita métrica
·
Relógio pedagógico
·
Globo terrestre
·
Mapa-múndi
·
Aparelho de som
·
Livro didático
·
Livro
·
Papel
·
Lápis-de-cor
AVALIAÇÃO
Inicialmente realizar-se-á uma sondagem diagnóstica oral para descobrir o
que eles sabem sobre o espaço.
No decorrer do desenvolvimento das atividades será
observado a participação e o envolvimento do educando;
Ao final da sequência didática realizar-se-á
uma atividade avaliativa de desenho livre e de escrita sobre o que aprenderam
sobre o espaço.
Quem se interessar pelas atividades desenvolvidas deixe o e-mail nos comentários.
Obs. As atividades referentes ao livro didático podem ser adaptadas ao livro adotado em sua escola.
Não esqueçam de dar dicas e sugestões nos comentários.
Obs. As atividades referentes ao livro didático podem ser adaptadas ao livro adotado em sua escola.
Não esqueçam de dar dicas e sugestões nos comentários.
BIBLIOGRAFIA
ABREU, Cristhianny Marques De. Estações do Ano. Disponívem
em: < http://ebmdls2011t32.blogspot.com.br/2011/10/estacoes-do-ano.html>
Acesso em: 9 setembro 2013.
AS ESTAÇÕES do Ano. Explicatorim. Disponívem em: < http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php>
Acesso em: 9 setembro 2013.
ATIVIDADES -
As
Estações Do Ano E O Clima.
Disponívem em: < http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/06/atividades-as-estacoes-do-ano-e-o-clima.html
Acesso em: 9 setembro 2013.
ATIVIDADE DE
Aprendizagem I – CP2. Aprendendo Física. Disponívem
em: < http://aprendendofisica.pro.br/blog/index.php?s=suleado>
Acesso em: 9 setembro 2013.
ATIVIDADES com o mapa-múndi! Trabalhando com mapas. Espaço Educar. Disponívem em: <
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/02/mapa-mundi-atividade.html
Acesso em: 9 setembro 2013.
CIÊNCIAS.
Disponívem em: < http://profprocop.blogspot.com.br/2011_06_25_archive.html
Acesso em: 9 setembro 2013.
FASES da Lua. Disponívem em: < http://astro.if.ufrgs.br/lua/.
Acesso em: 9 setembro 2013.
MAPA DE Rondônia
para colorir. As
novidades. Disponívem em: <http://asnovidades.com.br/mapa-de-rondonia-para-colorir/
Acesso em: 9 setembro 2013.
NUNES,
Renata; RODRIGUES, Thaís.
Quadrinhos e Charges como recursos didáticos para o ensino de Geografia. Cageos. Disponívem em: < http://cageos.wordpress.com/2012/09/05/utilizacao-das-historias-em-quadrinho-na-sala-de-aula/
Acesso em: 9 setembro 2013.
O
PLANETINHA. Loja de Música. Paulinas, COMEP. Disponívem
em: < http://www.paulinascomep.org.br/Letra.aspx?obra=008838
Acesso em: 9 setembro 2013.
OS OBJETOS de Estudo da Astronomia. Astrofísica Geral: Observatório Nacional. Disponívem em: <http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap1-viajando/viajando.html>
Acesso em: 9 setembro 2013.
PROJETO, Buriti. Ciências (Org). 2. ed. São Paulo:
moderna, 2011.
SILVA, Evani Olímpia da. Trabalhando
com Poesias. Prazer em Educar. Disponívem em:
< http://prazereducar.blogspot.com.br/2011/12/trabalhando-com-poesias.html
. Acesso em: 9 setembro 2013.
TEIXEIRA, Amanda barros; FAGUNDES
Andréa Vassallo. Estudando as estações do ano
através de música e poesia Disponívem em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22070
Acesso em: 9 setembro 2013.
WINTERS,
Pierre. Estrelas e Planetas.
Traduzido por: Arthur Diego Van Der Geest. São Paulo: brinque-book, 2010.
Links para baixar arquivos com as atividades:
Links para baixar arquivos com as atividades:
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vykld21xUXAxZVBLYUk/edit?usp=sharing
Jogo dos astros:
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vyklbHRWLTdHV1hKTWM/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vyklSWctck1nOTNIQzA/edit?usp=sharing
Slide da apresentação:
https://drive.google.com/file/d/0B7kpjRU3vyklcnhwX2VUZjQ5NUU/edit?usp=sharing
Olá, METANOIA! Gostei muito de passear pelo seu blog.
ResponderExcluirPorém demorei a encontrá-lo para responder a pergunta que fez.
Bom, coloquei na página inicial do blog que todas os desenhos utilizados nas atividades são retirados do Google Imagens e as atividades ( que são poucas) que não foram elaboradas por mim, procuro colocar de onde foram retiradas ( ou Google Imagens ou o nome da coleção, se a conheço). Espero ter respondido sua pergunta. E se puder me informar sobre o assunto, ficarei agradecida.
Beijos!
Obrigada por ter me respondido. Não tem nenhum assunto em específico. Só fiquei preocupada em realizar publicações e ter problemas com isso , por isso gostaria de ter a opinião de alguém que tivesse experiência, como você. Gosto muito de suas atividades e poemas e já usei muito com meus aluninhos do 2º ano.
ExcluirTe achei!!! Viva!!!
ResponderExcluirSua danadinha. Nem preciso dizer o quanto gostei da ideia do blogger. E o quanto você poderá contribuir com a humanidade. Até porque, quem tem culpa se você madrugou na fila do QI, né? Rsrsrs
Obrigada por ter comentado. Assim você me incentiva a continuar. Madrugou na fila do QI...rsrsrs só tu hem...rsrssrsr
ExcluirBom dia querida!
ResponderExcluirRetribuindo sua visita ao meu site e blog e olha que maravilha de post encontrei!
Muitíssimo interessante.
Amei!
Obrigada! O seu site é perfeito e completo! Muito bom!
ExcluirAMEI, É FANTÁSTICA A SUA SEQUENCIA...
ResponderExcluirAMEI, É FANTÁSTICA A SUA SEQUENCIA...
ResponderExcluirAMEI, É FANTÁSTICA A SUA SEQUENCIA...
ResponderExcluirObrigada pelo elogio! Volte sempre!
ResponderExcluirAnaluciag35@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, bom dia!!!
ResponderExcluirGostei muito de sua sequencia didática. Também trabalhei este livro em minha sala de aula, um pouco diferente mas sempre é bom receber mais informações.
Olá, bom dia!!!
ResponderExcluirGostei muito de sua sequencia didática. Também trabalhei este livro em minha sala de aula, um pouco diferente mas sempre é bom receber mais informações.
gostaria de receber atividades gostei muito do seu blog, meu email é dirleipauli@hotmail.com
ResponderExcluirBoa tarde! Gostei muita da sequência e gostaria de receber as atividades. Grata!
ResponderExcluircidinhabss@hotmail.com
Oi boa noite gostei demais das atividades gostaria de receber o scaner do livro Estrelas e Planetas. Onde moro não achei para comprar e não consegui baixar pela net. Se possível meu email é: ana_luci22@hotmail.com
ResponderExcluirAmei esta sequencia didatica poderia me enviar junto das atividades.Principalmente o livro Estrelas e Planetas.obrigada aguardo dayanaelysa86@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite adorei seu blog!
ResponderExcluirGostaria muito que vc enviasse para mim as atividades dessa sequencia.
email: gizeleterra@hotmail.com
agradeço desde já!!!
gostei dessa sequencia e gostaria muito de receber atividades
ResponderExcluiremail;mariadejesusmja@gmail.com
obrigada
QUE LIVRO DE CIÊNCIAS É ESSE??
ResponderExcluir